Se você é um trabalhador que atua com carteira assinada e está precisando antecipar o seu saque FGTS, saiba que está no lugar certo, pois, vamos te ajudar a entender como fazer isso.

Há pouco tempo, os colaboradores que se encontram com conta ativa (onde o trabalhador está empregado) ou inativa (referente a empregos anteriores) no FGTS, estão podendo realizar o saque anual antecipado. 

No entanto, o Fundo de Garantia de Tempo por Serviço (FGTS) determina algumas datas onde é possível antecipar os saques. 

Sendo assim, todos aqueles que são beneficiários devem ficar atentos, pois, geralmente os mesmos são comunicados dessas possíveis datas e ocasiões liberadas para antecipação. 

Porém, vale lembrar que para estar participando do programa FGTS o trabalhador deve estar apto com as condições determinadas pelo Fundo de Garantia. 

Por conta da pandemia causada pela covid-19 a sociedade tem passado por uma grande crise, por esse motivo, o governo desenvolveu alguns saques com o objetivo de ajudar os beneficiários do FGTS em suas dívidas. 

Portanto, se você se interessou e deseja saber mais sobre esses saques e em qual modalidade é possível efetua-lo, basta continuar acompanhando o conteúdo. 

Entenda como funciona a antecipação do saque-aniversário 

Os trabalhadores que possuem saldo na conta FGTS (Fundo de Garantia de Tempo por Serviço) têm o direito de fazer essa antecipação do saque aniversário até 3 anos. 

No entanto, para ter de fato direito a antecipação do saque aniversário, é preciso que o trabalhador faça a opção dessa modalidade. 

Antecipar Saque FGTS

Porém, vale destacar que essa modalidade funciona como um empréstimo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal que possui um baixo juro de 1,49% ao mês.  

O valor total mínimo desse empréstimo conforme a Caixa, é de R$500,00 e, além disso, o valor de cada saque antecipado deve ser de R$300,00 ou superior a ele.  

Além disso, a partir do momento em que ouve a contratação do empréstimo, a data do crédito referente ao último saque antecipado, não deve passar do limite de 999 dias. 

No entanto, alguns requisitos são necessários para obter a antecipação. Veja: 

  • Ter 18 anos ou mais; 
  • Possuir conta na Caixa (Corrente ou Poupança); 
  • Ter um saldo suficiente dentro dos valores mínimos para contratação; 
  • O CPF deve estar em condição regular na Receita Federal; 
  • Entre outros. 

Segundo informações da Caixa, as solicitações do crédito funcionam de maneira rápida, fácil e sem burocracia, podendo realiza-la através do celular ou computador. 

Veja quais bancos permitem Antecipar o Saque FGTS 

No ano de 2020 em junho, foram liberados que todos os bancos operassem nessa antecipação do saque aniversário, porém, após passar mais ou menos um ano, isso já não acontecia mais. 

Atualmente, existe por volta de sete bancos que disponibilizam essa opção de antecipação aos clientes, como o Banco Pan, Banco do Brasil, Santander, Banco Mercantil Brasil, BMG, entre outros. 

No entanto, acima de tudo, para que você possa realizar a solicitação por meio dessas empresas é necessário que você tenha uma conta do FGTS e possua um saldo suficiente nela.  

Entretanto, caso não tenha uma conta, você pode realizar os procedimentos através do site ou aplicativo do FGTS. 

Em que situações é recomendado usar o saque antecipado? 

Os beneficiários devem estar certamente focados no que realmente vale apena usar o saldo. Por isso, use ele caso esteja com alguma dívida alta, em algum caso crítico na saúde, enfim, em casos mais importantes. 

Veja como antecipar o saque FGTS 

Antes de tudo, saiba que você pode escolher qual o melhor e mais acessível meio de fazer a sua solicitação, sendo eles, o site ou o aplicativo FGTS

Portanto veja o passo a passo a seguir: 

  • O seu primeiro passo é entrar com sua conta do FGTS em uma dessas opções acima; 
  • Agora você deve autorizar que a empresa consulte o seu saldo, para dar continuidade; 
  • Procure saber se você tem direito ao saque-aniversário, dentro da opção que você escolheu (APP ou Site FGTS); 
  • Feito isso, você deve acessar o Internet Banking CAIXA, escolha a opção “crédito” e logo em seguida clique em “Empréstimos Antecipação”; 
  • Feio isso, caso você queira, faça uma simulação de quanto ficaria a antecipação; 
  • Logo depois, leia algumas informações para prosseguir e veja se seus dados estão certos; 
  • Agora você deve colocar a senha que foi elaborada por você e confirmar a solicitação; 
  • Tendo feito isso, a Caixa vai bloquear o saldo por garantia e no dia seguinte ela irá liberar o valor em sua conta. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.