O FGTS é um direito para todo trabalhador que atua com carteira assinada. No entanto, muitos ainda possuem duvidas sobre como fazer uma consulta. Sendo assim, veja neste artigo como Consultar FGTS por meio do CPF.

Sendo assim, ao início de cada mês é depositado na conta do FGTS um valor correspondente a 8% do salário mensal de cada funcionário. 

Além disso, você pode garantir que os seus depósitos estejam sendo feitos correntemente, por meio do acompanhamento do seu saldo, desta forma, fazendo a consulta de verificação do FGTS através do CPF. 

Entretanto, se você quer saber e conhecer um pouco mais sobre o FGTS, fique conosco até o final para compreender melhor! 

Conheça o FGTS 

O FGTS é um projeto onde ajuda os cidadãos a terem um melhor controle da sua vida financeira, quando forem de alguma forma demitidos de seus trabalhos sem justa causa. E assim, todas essas pessoas tem o direito assegurado para sacar seus fundos recebidos. 

Portanto, com objetivo de ajudar todos os trabalhadores com contrato formal, ou seja, com carteira assinada, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado no ano de 1966 em 13 de setembro, e assim, atualmente diversas pessoas são beneficiadas através dele. 

Além disso, como citamos anteriormente você recebe 8% do salário bruto na conta FGTS, sendo assim, vale lembrar que esse benefício está emitido por lei que determina essa garantia ao funcionário. 

Quem tem direito ao FGTS? 

Como citado anteriormente todo funcionário que atua com carteira assinada, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tem direito ao FGTS. 

Consultar FGTS

Além disso, trabalhadores temporários, intermitentes, avulsos, safreiros, rurais, domésticos e atletas profissionais também tem direito a esse benefício.  

Como faço para consultar o FGTS por meio do CPF? 

É disponibilizado para você duas formas para estar consultando o seu Fundo de Garantia (FGTS) por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

Portanto, entre essas duas formas você pode optar por fazer consulta online por meio site ou consultar através do aplicativo FGTS dirigido pela Caixa. 

Sendo assim, escolha uma dessas opções que mais lhe agrada e logo abaixo confira a seguir um passo a passo que vai te ensinar como você deve fazer isto. 

Consultar o FGTS através do CPF pelo site: 

Seu primeiro passo vai ser acessar o site da Caixa Extratos de FGTS. Após fazer isto, você deve digitar o Número de Identificação Social (NIS), e-mail ou seu CPF. 

Feito isso, faça o seu login no site. Se caso não possuir um ou até mesmo esquecer o seu, clique em “cadastrar-se” e assim preencha algumas informações e continue. 

Tendo feito isso, algumas informações vão ser solicitadas pelo site, portanto, informe todos elas e responda as perguntas que são feitas de segurança. Após isso, verifique se seu e-mail está correto e confirme para continuar. 

O seu segundo passo agora é elaborar uma senha com 6 ou 8 dígitos. Nesta hora, tenha muita atenção ao criar sua senha para guardá-la bem, pois, ela será usada toda vez que você for fazer o login. 

Portanto, agora acesse a área de login e procure pela opção “FGTS”. Feito isso, desta forma, basta somente clicar nesta opção e você já pode consultar todos os dados necessários, como por exemplo o estrato de depósitos. 

Consultar o FGTS através do CPF pelo aplicativo 

Em primeiro lugar vá até a loja de aplicativos do seu dispositivo e busque por “FGTS”. Tendo feito isso, clique em “instalar” e aguarde.  

Quando o download for concluído, abra o aplicativo para fazer seu cadastro. Sendo assim, informe alguns dados solicitados no próprio App.  

Com tudo corretamente preenchido, você já tem acesso e pode consultar todas as informações sobre o seu FGTS. 

Vale destacar também que o aplicativo está disponível tanto para Android como também para iOS. 

Existe outra forma para consultar o FGTS?  

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um serviço gratuito onde você tem a possibilidade de receber informações sobre seu FGTS Via SMS. Sendo assim, todo mês você recebe as informações sobre o deposito e o saldo disponível.  

Além disso, é possível também receber via SMS se existe algum valor disponível para o saque do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.  

Há também a possibilidade de receber o saldo do seu FGTS por carta, para isso, você deve informar seu endereço residencial em uma das agências da Caixa Econômica Federal mais próxima a você! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.