Como todas as modalidades de linha de crédito existentes no mercado o Crédito Consignado também disponibiliza a seus clientes vantagens e desvantagens. Por isso disponibilizaremos algumas informações para que possam escolher a melhor opção de acordo com seu dia a dia financeiro. 

A decisão da aquisição de qualquer linha de crédito deve ser sempre avaliada e estudada com antecedência. Da mesma forma ocorre com o crédito consignado, por isso é importante estudar cada etapa, o número de parcelas que irá pagar, o valor e os impactos financeiros que elas lhes trarão a longo prazo. 

Sendo assim, veja os pontos positivos e negativos da adesão de crédito na modalidade de consignado. 

Vantagens do Crédito Consignado 

Sempre que comparamos o empréstimo consignado com os demais existentes no mercado, rapidamente notaremos uma grande diferença, nas exigências, e nas taxas aplicadas sobre o serviço. 

No entanto, o Crédito Consignado pode ser solicitado por qualquer pessoa, mesmo que ele possua restrição no nome, ou seja, há uma infinidade de possibilidades. Entre elas estão as parcelas de acordo com a necessidade do cliente, as taxas mais acessíveis e facilidade na solicitação. Ele também oferta muitas outras excelentes vantagens. 

Vantagens e Desvantagens do Crédito Consignado

1.Crédito Rápido e sem Burocracia 

Essa é a opção indicada para as ocasiões que surgem imprevistos e emergências financeiras, sua aprovação é rápida e sem burocracia. Os documentos exigidos para fazer essa solicitação são RG, CPF, comprovante de renda e de residência. Essa modalidade é exclusiva para pensionistas ou aposentados, servidores públicos, funcionários de empresas privadas e militares. 

2. Sem surpresas ou taxas 

Nessa modalidade as parcelas são fixas e vai do início ao fim, dessa forma o cliente não tem surpresas desagradáveis no fim do mês. Contudo, as parcelas são descontadas em folha, isso faz com que não tenha atrasos e taxas extras sempre simplificando a vida dos clientes.

3. Juros seguros, transparentes e mais acessíveis 

A principal vantagem que há nessa modalidade de empréstimo é essa, as taxas são as menores do mercado. Isso porque as parcelas são descontadas antes que o cliente receba seu salário, ou seja na folha de pagamento. Sendo assim, os aposentados e pensionistas do INSS deve pagar uma taxa de 2,08% ao mês, os servidores públicos 2,05% ao mês e os colaboradores de empresas privadas 2,14%. Portanto, essas taxas chegam a ser até 10X mais baixas que as demais. 

4. Sem restrição de crédito 

O crédito consignado não possui restrições por isso pode ser solicitado por todos, até mesmo por clientes que possuem restrição junto aos órgãos de crédito.  

Na modalidade de empréstimo consignado as empresas possuem garantias que o pagamento será efetuado e por isso consegue ofertar as menores taxas a seus clientes. Normalmente as parcelas não passam de no máximo 30% de sua renda mensal e o valor do crédito é de acordo com as necessidades do cliente. 

5. Quitação de dívidas 

Nessa opção, os clientes podem escolher a forma que irá utilizar o crédito solicitado. Os valores também podem ser destinados a quitação de dívidas ativas. Pode ser utilizado para regularizar seu CPF junto aos órgãos de crédito, juros do cartão de crédito, pagamento de parcelas atrasadas e outras. 

Desvantagens do Crédito Consignado 

Da mesma forma das outras linhas de crédito que há no mercado, o Crédito Consignado também não é só flores, ele também possui suas desvantagens. Saber da existência delas é extremamente importante. 

1.Data fixa para pagar as parcelas 

Normalmente as datas são acordadas logo no início do contrato. Sendo assim, as parcelas são afixadas e devem ser atendidas do início ao fim do contrato e não há em nenhuma hipótese a possibilidade de mudança. 

Dessa forma, são descontadas sempre na mesma data um valor de até 30% da renda do indivíduo. Essa margem foi distinguida para que o cliente tenha dinheiro suficiente para arcar com as demais despesas mensais. 

 2. Liberação através de margem livre 

Mesmo que essa modalidade de Crédito Consignado seja uma ótima opção e talvez a mais acessível, ela dispõe de simulações e avaliação no dia da solicitação. 

Mesmo que haja um apoio econômico para esse cliente, o valor da parcela pode pesar no orçamento do cliente e venha a prejudicá-lo na hora de solicitar outras linhas de crédito. 

3. Disponível apenas para um determinado grupo de pessoas 

Essa modalidade de empréstimo é disponibilizada apenas para algumas pessoas com determinadas características. 

  • Aposentado ou pensionista do INSS; 
  • Servidor público; 
  • Militar; 
  • Funcionários de empresas privadas conveniadas. 

Em casos onde o funcionário é desligado da empresa, ele deverá pagar o valor total do empréstimo de forma integral. 

Solicite empréstimo com consciência e segurança 

Vale ressaltar que o empréstimo deve ser sempre a última opção a ser levada em consideração, pois você deve lembrar que essa é uma dívida alta e você ficará com ela até que quite todas as parcelas, ou seja por muito tempo. 

O não pagamento da mesma poderá ocasionar a restrição, por isso é importante analisar e ve se realmente precisa de algum empréstimo. 

Se após analisar suas finanças você ve que realmente precisa de um empréstimo, opte pela adesão do Crédito Consignado que é a opção mais segura e barata para sua necessidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.