Com iniciativa do Governo Federal, o programa Jovem Aprendiz foi desenvolvido para dar oportunidade para que jovens desenvolvam atividades na condição de aprendiz, e assim, podendo ser contratados por instituições de médio ou grande porte.

Portanto, para que você participe do Programa Jovem Aprendiz é necessário ter idade entre 14 a 24 anos. Além disso, também é necessário que você esteja matriculado ou que já tenha concluído o ensino médio. 

Uma dica para que você conquiste a sua vaga em uma determinada empresa é saber precisamente o que ela espera de você. Isso claro, de modo profissional. 

Requisitos que as empresas procuram no Jovem Aprendiz 

Como qualquer outra empresa quando realiza a contratação de algum funcionário, ela procura exigir alguns requisitos dos mesmos, para evitar algum problema futuro na empresa ou podendo até mesmo desliga-los dela. 

Sendo assim, a empresa que realiza a contratação do Jovem Aprendiz e faz o seu registro, espera que o aprendiz tenha comprometimento, tenha responsabilidade, seja proativo e entre outros. 

Em outras palavras, o jovem tem que apresentar e mostrar o interesse e a capacidade para enfrentar os obstáculos que ele irá encontrar no espaço profissional. 

Sendo assim, por esse motivo, o jovem precisa desenvolver algumas habilidades e competências, como citadas no tópico a seguir: 

  • Uma leitura bem desenvolvida; 
  • Boa caligrafia; 
  • Visão crítica; 
  • Uma boa comunicação; 
  • Autoconhecimento; 
  • Equilíbrio emocional; 
  • Visão de futuro; 
  • Planos para crescimento profissional e educacional. 

Além de todas essas informações, algumas dicas são importantes e podem te ajudar a conquistar a sua tão querida vaga em uma empresa como jovem aprendiz. 

Sendo assim, fique conosco para saber mais sobre essas dicas que podem te ajudar muito no seu início como jovem aprendiz. 

Dicas fundamentais para o seu começo como jovem aprendiz 

A dedicação para conseguir se destacar no ambiente de trabalho é essencial para o jovem aprendiz, com isso, ele pode até mesmo se manter na empresa e se tornar um funcionário definitivo. 

Jovem Aprendiz

E para que isso aconteça, e ele tenha essa possibilidade, tudo vai depender do quanto esse jovem vem se dedicando nos estudos, no trabalho profissional e na proatividade, ou seja, que confere vantagens dentro da empresa. 

Portanto, veja agora algumas dicas fundamentais para ter um bom começo como jovem aprendiz: 

Seja observador 

Sendo um bom observador, o seu nível de experiência vai aumentando, sendo assim, fique atento as instruções que são passadas pelo seu dirigente e observe como os outros funcionários operam no trabalho. 

Seja curioso 

Se você é um jovem aprendiz, com toda certeza, está passando por um processo de aprendizagem. Sendo assim, não tenha medo de fazer perguntas, tirar dúvidas, pedir ajuda e até mesmo questionar.  

Não se esqueça que você está trabalhando perto de profissionais 100% qualificados. Além disso, você está aprendendo, por isso, use e abuse das perguntas. 

Se dedique nos estudos 

Para você desenvolver um crescimento profissional no mercado de trabalho é de suma importância ter dedicação nos seus estudos, além do mais, é ele quem será o responsável para o início da sua carreira profissional. 

Participe dos projetos da empresa 

Busque sempre se envolver nos projetos da empresa, mostrando o seu ponto de vista e o que pode melhorar. Dessa forma, a empresa sabe que pode contar com você, e verá seu desempenho dentro dela. 

Respeite os horários e prazos 

Isso é uma dica fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Portanto, é de extrema importância que você tenha total comprometimento e responsabilidade nos horários e prazos estabelecidos pelo seu dirigente. 

Trace metas  

Traçar as suas metas dentro de uma empresa é de suma importância, sendo assim, anote suas metas em um papel ou até mesmo em um bloco de notas em seu celular e busque traça-las.  

Uma dica é analisar o período que você tem de contrato com a empresa, por exemplo, se o tempo que você for ficar na empresa seja de 12 meses você pode dividi-lo em 4 e traçar metas trimestrais.

Seja Jovem Aprendiz atento 

Por fim, essa é a última dica que iremos lhe passar hoje, deste modo, assim como todas as outras essa também é de grande ajuda. Sendo assim, nessa dica é passado que você fique atento e não desperdice as oportunidades que lhe são oferecidas.  

Portanto, se você está começando agora como Jovem Aprendiz, leve essas dicas e todas as informações passadas consigo mesmo. E com isso, busque ter uma carreira profissional de sucesso com todo esforço e dedicação possível. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.