Hoje em dia, todas as pessoas tem muitos sonhos a serem realizados ou objetivos a serem alcançados. No entanto, para isso é necessário ter muita determinação para que tudo aconteça. Normalmente um desse sonhos é o da prosperidade que pode ser alcançado quando estabelecemos metas financeiras. 

Portanto, para ter uma conta bancária estável é necessário determinar metas financeiras. Dessa forma elas não ficarão somente na imaginação. Sendo assim, nesse artigo foram listadas algumas dicas que podem ajudar você a ter sucesso em sua vida financeira. 

Normalmente as metas financeiras precisam de um tempo determinado tempo para que elas aconteçam, mas dependem do tamanho do sonho de cada indivíduo. Existem metas de curto, médio e longo prazo que também podem se estender para a vida familiar, profissional e amorosa. 

Metas financeiras de curto prazo 

As metas de curto prazo precisam ser alcançadas em alguns meses, como por exemplo tirar a carteira de habilitação, fazer um curso profissionalizante ou até mesmo guardar dinheiro para fazer aquela viagem desejada. 

Além disso, outra meta que também precisa ser bem planejada e de forma rápida é a quitação de dívidas que estão aguardando há algum tempo para serem liquidadas. É importante liquidar primeiramente as que estão correndo juros. Existem diversas pessoas que compram por impulso e acabam exagerando na realização de seus desejos. 

Contudo, acabam gastando mais do que ganham. Dessa forma, para que você consiga dormir uma noite tranquila, estabelecer a meta de liquidar dívidas vai fazer com que novas portas se abram, inclusive a porta de emprego. Ainda existem empresas que não admitem colaboradores endividados com restrição no SPC e Serasa. 

Metas a médio prazo 

Para isso é importante estabelecer uma planilha com valores, projetos que serão estabelecidos e também o prazo para alcançar tal objetivo. É muito importante que as metas determinadas sejam materializadas. Além disso é importante estabelecer que sejam alcançadas em um prazo máximo de 3 anos. A meta pode ser, a conclusão da faculdade, a quitação do carro financiado ou até mesmo a cerimônia de casamento. 

Meta a Longo prazo 

Essa é uma meta que funciona basicamente como um investimento, pois é algo que terá um tempo indeterminado para ser atingida. Por exemplo: investir na previdência social particular para usufruir da aposentadoria sem precisar se preocupar com dinheiro. 

Outra meta que terá que ser a longo prazo é a conquista da casa própria ou da faculdade de seu filho, no futuro. É importante também lembrar que ter um filho é um investimento que vai desde o chá de bebê até o tempo em que ele conseguir se manter sem sua ajuda, talvez esse pode ser um investimento por tempo indeterminado. 

Aprenda a determinar objetivos 

É necessário executar pequenas tarefas que sejam assertivas, dessa forma você conseguirá atingir seus objetivos de degrau em degrau. Pois a montagem dos quebra cabeças acontece de peça em peça. 

Tudo passa  a se tornar realidade quando você acredita que a ideia pode dar certo e após analisar todas as possibilidades e que já estão se concretizando. 

Pensando que você sonha com a aquisição de sua casa própria, para isso é necessário dar o primeiro passo. Para isso é necessário saber qual o valor irá investir, se é possível vender o carro ou outro bem para servir como entrada e parcelar o restante. 

Metas Financeiras: Aprenda como definir e alcançar seus objetivos!

É importante também analisar a possibilidade de fazer o financiamento diretamente com o banco ou com a construtora. Primeiramente, antes de tudo é importante analisar as possibilidades para que você não fique empolgado e depois se decepcione quando perceber que não terá condições de comprar. 

Sendo assim, é importante analisar qual suas possibilidades, a documentação exigida e sempre ter o pé no chão. Pois é sempre bom não sonhar mais alto do que você pode, sonhar é necessário, mas em questão financeira é preciso se precaver e ir sempre de degrau em degrau. 

Isso não é visto como uma covardia, mas sim como uma forma de se precaver. Imagine que se você deseja adquirir um imóvel no valor de 100 mil reais, mas não possui 30 mil para dar como entrada no momento, a estratégia precisará mudar. Dessa forma será necessário adquirir um imóvel mais em conta ou então continuar economizando para que consiga conquistar tal objetivo. 

Veja que não é necessário desistir do seu objetivo, basta se adequar para que consiga conquistar seu objetivo.  

Sonho e planejamento  

Para fazer o que deseja e sair da zua zona de conforto o passo inicial é atingir sua meta é enfrentar algo desafiador. No entanto, quando isso envolve dinheiro, precisa ser estudado de forma detalhada e estudada para depois por em prática. 

Para isso é importante sonhar e planejar e correr atrás. O sonho impossível vai acabar te desmotivando devido a alta dificuldade de alcançar. 

Procure se organizar! 

Provavelmente você já se planejou e as coisas estão acontecendo conforme o que você planejou certo? Que bom! Mas é importante que aquela planilha iniciada no começo saia do papel e torne-se realidade. 

Para que isso aconteça é necessário que seu projeto esteja elaborado com pequenas, médias e grandes ações. Normalmente funcionam igual a cozinhar arroz de grão em grão em uma panela grande. Para isso é necessário ter domínio próprio e pensar de forma calculista diante na possibilidade de algo não sair da forma que você almejou. 

Além disso é sempre bom ter em mãos uma segunda opção, pois aquele peixe grande que você almeja talvez não seja pescado nesse momento.  

Portanto, sempre pense muito, pois decisões tomadas de forma precipitada podem acarretar uma montanha de problemas e não de dinheiro. Dessa forma procure sempre fazer as seguintes perguntas. 

  • Eu deixei minha meta bem especificada? 
  • Esta meta está de acordo com minhas condições financeiras? 
  • Esta meta é realmente importante e relevante para que eu alcance a felicidade? 
  • Eu consigo determinar uma data para concluir essa meta financeira? 

Sendo assim, para determinar metas financeiras, a planilha será sempre sua melhor opção. Nela você poderá listar e também eliminar o que já conquistou. Além disso poderá traçar novas estratégias, caso a meta demore para ser alcançada. Além disso, é importante sempre fazer a atualização de sua planilha anotando tudo o que já conquistou ou o que ainda precisa ser conquistado. 

Boa sorte!