Se você deseja Sacar o FGTS mas não sabe como, fique tranquilo, pois, através desse artigo vamos te ensinar como fazer isso em pouco passos!

Muitos talvez já tenham ouvido falar do Fundo de Garantia de Tempo por Serviço, mais conhecido como FGTS, mas não entendem muito sobre o assunto. 

Bom, o FGTS é basicamente um projeto que procura ajudar todos os trabalhadores demitidos sem justa causa ou por algum outro motivo. Dessa forma, é feito um depósito na conta FGTS do empregado com uma quantia correspondente a 8% do salário do mesmo. 

No entanto, é preciso que você saiba que aquele que tem direito ao Fundo de Garantia deve estar com um contrato de trabalho formal, ou seja, que atua com carteira assinada mediante o sistema CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). 

Contudo, os trabalhadores domésticos, rurais, safreiros, empregados autônomos, atletas profissionais entre outros, também possuem direito a esse Fundo de Garantia. 

Além disso, vale destacar que o pagamento do valor mensal depositado na conta FGTS do trabalhador está em responsabilidade pela Caixa Econômica Federal. 

Sendo assim, esse findo pode se tornar em uma reserva que pode lhe servir de muito ajuda futuramente. Até porque também, existem dois tipos de contas, nas quais as mesmas são: 

  • A ativa: onde o trabalhador se encontra empregado; 
  • A inativa: que é referente a empregos anteriores. 

Em que tipo de situações eu posso Sacar o FGTS? 

Para você conseguir realizar o saque do FGTS, é necessário que você tenha um motivo exclusivo, pois, sem um não será impossível sacar. 

Portanto, caso você tenha algum motivo e não saiba, fique tranquilo, pois abaixo você vai encontrar algumas ocasiões onde é possível efetuar o saque. Confira: 

Demissão sem justa causa 

Quando o funcionário é desligado da empresa sem ter cometido algum erro, ou uma falta grave, e foi demitido sem nenhum causa evidente. 

Sacar FGTS

Aposentadoria 

Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que por sua vez ainda continuam trabalhando, tem o direito de sacar o FGTS. E também como em algumas outras situações: 

  • Término do contrato por prazo determinado; 
  • Idade de 70 ou superior a ela; 
  • Caso de doenças graves, como câncer, HIV por exemplo; 
  • Situações de desastre, onde o trabalhador foi alvo; 
  • Aquisição de casa própria. 
  • Entre outros. 

Vale ressaltar que em caso de falecimento do trabalhador, os parentes do mesmo têm a possibilidade de efetuar o saque. 

De que outra forma consigo Sacar o FGTS? 

Saque Aniversário 

O saque aniversário, funciona de forma simples, onde o trabalhador pode fazer a retirada de uma parte do saldo do FGTS. Isso pode ser feito anualmente, no mês do seu aniversário. 

Porém, caso o trabalhador escolha esta opção, não terá direito ao valor que é depositado em caso de demissão sem justa causa. 

Para efetuar o saque aniversário você pode optar por quatro opções, na qual as mesmas são, o aplicativo FGTS, site da Caixa, na Internet Banking CAIXA ou nas agências. 

Saque Digital 

Para facilitar vida dos trabalhadores, com mais praticidade, agilidade e conforto, um novo serviço é disponibilizado, sendo ele o aplicativo FGTS, que está disponível tanto para Android quanto para iOS. 

O aplicativo já está disponível desde faveiro de 2020, e através dele você pode verificar os valores que já liberados e fazer a solicitação do saque. 

Que documentos são necessários para Sacar o FGTS? 

No momento em que o trabalhador for realizar a solicitação do saque do Fundo de Garantia de Tempo por Serviço (FGTS), será necessário apresentar alguns documentos pessoais solicitados para garantir o direito de sacar. 

Portanto, caso você não esteja ciente de quais documentos estamos falando, fique tranquilo, pois vamos lhe informar. 

Sendo assim, separe as seguintes documentações para poder efetuar seu saque do Fundo de Garantia (FGTS): 

  • Documento de identificação com foto; 
  • Carteira de Trabalho; 
  • Número de inscrição no PIS/PASEP. 

Vale destacar que dependendo da situação em que o trabalhador solicitar o saque do FGTS, outros tipos de documentos específicos serão necessários.

Como faço para efetuar o saque pelo aplicativo FGTS? 

Para realizar o seu saque é bem simples, basta instalar o aplicativo FGTS em seu celular e acessá-lo para saber os valores liberados e solicitar o saque. Sendo assim, em cinco dias o valor estará na sua conta. 

Além disso, por meio do aplicativo você pode indicar uma conta de qualquer outro banco para receber o valor, sem efetuar nenhum pagamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.